terça-feira, maio 23, 2006

PIEDADE (Roberto Piva)

"Eu urrava nos poliedros da Justiça meu momento abatido na extrema paliçada
os professores falavam da vontade de dominar e da luta pela vida
as senhoras católicas são piedosas
os comunistas são piedosos
os comerciantes são piedosos
só eu não sou piedoso
se eu fosse piedoso meu sexo seria dócil e só se ergueria aos sábados à noite
eu seria um bom filho meus colegas me chamariam cu-de-ferro e me fariam perguntas
por que navio bóia? Por que prego afunda?
eu deixaria proliferar uma úlcera e admiraria as estátuas de fortes dentaduras
iria a bailes onde eu não poderia levar meus amigos pederastas ou barbudos
eu me universalizaria no senso comum e eles diriam que tenho todas as virtudes
eu não sou piedoso
eu nunca poderei ser piedoso
meus olhos retinem e tingem-se de verde
Os arranha-céus de carniça decompões nos pavimentos
Os adolescentes nas escolas bufam como cadelas asfixiadas
arcanjos de enxofre bombardeiam o horizonte através do meus sonhos"

Quem é Roberto Piva

Paulistano Roberto Piva, tem 69 anos, e é um dos mais importantes autores contemporâneos do País. ( tive o prazer de conhecê-lo )

Ele vive no coração dessa metrópole (que odeia e venera, com a mesma força) em um apartamento no bairro de Santa Cecília.
Ignora a Internet e os computadores, vive soterrado por livros, recebe discípulos, curiosos há mais de três décadas sempre com a mesma dedicação, mas já sem tanta paciência. ''A juventude brasileira está sendo preparada pelos professores para viver no século 19''.
Sofrendo do mal de Parkinson, Piva trata-se com vitamina B2, o remédio atenua efeitos da doença mas impõe certas regras: ele não pode comer carne vermelha. ''Mas há uma bela compensação'' Os médicos dizem para que ele tome vinho tinto chileno ou francês, cujas uvas contêm bioflavonóides, pigmentos de ação terapêutica. Assim como sempre ele brinda às ironias da vida.
Agora uma dica: Se você estiver algum dia zanzando pelas estradas da Cantareira e vir um homem caminhando descalço com os sapatos nas mãos, bom, talvez seja o Piva."

bem e isso ai

Ouvindo: Ska - The Specials - Ghost Town

Um comentário: