sexta-feira, abril 28, 2006

Abril Maldito


O mês de Abril esta indo embora , e particularmente para mim não foi um dos melhores, pedi ou melhor deixei escapar a amizade que alguém que prezo muito , mas também comecei a fazer algumas coisas como o Ciclo Maldito , que tem me mostrado muitas coisas , me abrindo a mente para o pensar....
Então vá embora Abril Maldito e venha Maio me trazer boas novas

E como diz a frase que ouvi ontem dita por Roberto Piva...

Vamos parar de falar do mar, pois estamos na montanha."


ouvindo: Riders on the Storm - The Doors





quinta-feira, abril 27, 2006

Só de Sacanagem


"Meu coração está aos pulos!Quantas vezes minha esperança será posta à prova? Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro,Do meu dinheiro, do nosso dinheiro, Que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós. Para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz. Mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.Meu coração tá no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó E dos justos que os precederam: “Não roubarás”. “Devolva o lápis do coleguinha”. “Esse apontador não é seu, minha filha”.Pois bem, se mexeram comigo, Com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, Então agora eu vou sacanear:Mais honesta ainda vou ficar!Só de sacanagem!Dirão: “Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba” E eu vou dizer: “Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez”. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau. Dirão: “É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”. E eu direi: “Não admito, minha esperança é imortal”. E eu repito: “Ouviram? IMORTAL!”Sei que não dá para mudar o começo Mas, se a gente quiser, Vai dar para mudar o final!"

Elisa Lucinda

ouvindo: Battlestar Scralatchtica - Incubus

quarta-feira, abril 26, 2006

Soneto do AMIGO


Dor, mal estar, dor, irritação, falta de ar, dor, minhas costas, dor , tensão muscular , dor, estou sem vontade de escrever uma linha se quer ,dor, desmaiar de tanto penar , dor, calafrio, dor na alma que me faz ..... bem acho que vou ali melhorar...

"Perdoa se hoje em verso rude não cadente
Ledos os sentimentos de minha alma exprimo:
Tu verás que na arte de poeta eu não primo
Porém verás que só digo o que meu peito sente.
Mas os teus anos que me alegram a mente,
Triste pensamento me faz vir do imo
De meu peito alegre. De ti que eu tanto estimo
Para o ano, em igual dia hei de estar ausente!
Mas se de ti separar-me a extensão tão imensa,
A grande distância que entre nós estiver
Lembrança de ti não me fará perder.
Faz que tua alma a distância também vença,
Neste dia entre os amigos não te esquece
Daquele em quem tua lembrança não fenece."

Álvares de Azevedo

Oferecido ao seu amigo Luís Antônio da Silva, no dia 2 de junho de 1847, seu aniversário natalício.

Ouvindo: My Dear Friend /Julie Delpy

terça-feira, abril 25, 2006

Humor

"Se a gente levasse a vida com mais humor?
Talvez, a gente descobrisse um jeito mais leve de se relacionar
Com quem está à nossa volta
Reparando menos nas chatices
E mais nos pequenos prazeres
Abrindo um pouco mais o sorriso
Nem que seja para rir de si mesmo
Espalhe seu humor por aí
Divida uma risada com alguém
."

O Novo

"O Novo incomoda
Por quê??
Porque desafia.
Mas, queiram ou não, o novo sempre vem
E, para nossa felicidade,
O Novo geralmente vence,
A maquina do mundo gira melhor
Novos projetos deixam as tristezas
Numa agenda que não se abre mais
Novas crianças surgem para nos dar as mãos
Novos passos exigem de nós coragem
O novo é belo porque nos muda,
Nos leva a novas estações
O Novo nos torna pessoas melhores
Porque nos torna novas pessoas
O Novo é lindo
Assim como os sonhos
O Novo nunca envelhece."

quinta-feira, abril 20, 2006

Não Leia : Dance

Bem , estes mês estou sem muita inspiração para escrever mas estou lendo muito , é esta semana na revista caros amigos li um artigo ótimo e quero compartilhar para as pessoas que acessam o meu blog.

"A auto-ajuda e o esoterismo são as duas expressões mais claras da vulgarização editorial em curso.Se o capitalismo reserva lugares para poucos, vou tratar de me preparar para tomar o emprego do meu vizinho, preparando-me em casa, com apostilas com cursinhos paralelos.E, na outra vertente da auto-ajuda, banaliza-se a filosofia, com conselhos e regras para que as pessoas resolvam os seus problemas e se tornem “lideres” nas áreas.Como se tudo fosse uma questão de vontade e de autoconfiança.
Quanto ao esoterismo, se as explicações e as promessas “racionais” não dão conta das coisas – quem “melhor preparado” do que FHC e fracassou -, busca-se refúgio nas religiões esotéricas e nas explicações místicas do mundo.Além de as religiões esotéricas funcionarem também como espaço comunitário, de auto-ajuda, na falta de políticas públicas que afirmem o direito de cidadania dos mais pobres.
A mídia – escrita, mas principalmente televisa – tem papel essencial nesse mecanismo, ao promover a mediocridade e a futilidade em suas colunas, mas também nos articulistas, que militam fervorosamente a favor da vulgaridade.Constroem-se “filósofos”, que arrotam Kant, Weber, Giddens, para dizes obviedades, em meio a citação supostamente eruditas, em geral de caráter conservador.
Esse fenômeno começou com os chamados “ novos filósofos”, ex-esquerdistas de 1968, na França, constituíram uma corrente anticomunista, manejando chavões escritos com maiúsculas – Razão, Democracia, Civilização -, projetando-se na mídia televisa, com livros pequenos, acessíveis, supostamente contendo verdades universais. Tratava-se simplesmente de uma forma de propaganda da versão liberal que opõe civilização a barbárie e que domina desde então o cenário midiático, com debates supostamente filosóficos.
Por aqui eles proliferam em jornais e revistas, na televisão e na Internet.Livros – abertamente ou disfarçados – de auto – ajuda inundam as listas dos mais vendidos, se vêem esperançosas pessoas folheando-os nas livrarias, bancas de jornais, ônibus, aviões.Com a falsa esperança de que estão elevando seus espíritos, preparando-se melhor para enfrentar seus problemas – no trabalho e na família.
Para fingir que tem um caráter filosófico, é indispensável citar Platão, Sócrates, uma pitadinha de de Kant, uma citação de pára-choque de caminhão atribuída a algum suposto pensador pensador chinês, complementado por uma figura animal – método do lagarto, espiral do dragão.
Além do senso comum mal disfarçado, essas bobagens ocupam o lugar da reflexão.Em vez de pensar qual o significado das coisas – inclusive das pessoas - , em uma sociedade como a capitalista, em que tudo se vende, tudo se compra, as energias do pensamento ficam derivadas para o esoterismo e o cretinismo das telenovelas.
O cotidiano das pessoas em uma sociedade como esta já é tomado, quase na totalidade, pela sobrevivência.O tempo para pensar é pouco, o que seria o tempo livre é inválido pela televisão, que dificulta, em vez de ajudar a refletir.
A leitura serve, entre tantas coisas, para aguçar nossa sensibilidade para nos ajudar a compreender o mundo.No centro de La Paz há um muro pintado coma frase:”Não leia, dance”.Parece simpática, burlona, fazendo a apologia do baile no lugar da leitura.Mas o seu significado em português está mais perto da verdade:quem não lê dança.Quem não lê coisas que agucem sua sensibilidade e o ajudem a compreender o mundo dança.Quando se trata de dançar e de ler, para sermos menos alienados, mais humanos." Emir Sader

terça-feira, abril 18, 2006

O receio do sofrimento


"Todos os sofrimentos que nos cercam, nos é necessário sofrê-los igualmente.Todos nós, não temos um corpo, mas um crescimento, e esse conduz-nos através de todas as dores, seja sob que forma for.Do mesmo modo que a criança, através de todos os estádios da vida, se desenvolve até à velhice e até à morte (e cada estádio parece no fundo inacessível ao precedente, quer seja desejado ou receado), do mesmo modo nos desenvolvemos (não menos solidários da humanidade do que de nós próprios) através de todos os sofrimentos deste mundo.Para a justiça não há, nesta ordem de coisas, lugar algum, não mais do que para o receio dos sofrimentos ou para a interpretação do sofrimento como um mérito."

Desenho e pensamento de Franz Kafka

segunda-feira, abril 17, 2006

Sem Começo , Sem Meio e Sem Fim ....


Mais uma semana começa e vc esta em meus pensamentos , não queria isso , sou uma pessoa equilibrada , mas porque não consigo agir de forma equilibrada .. não sei o que acontece.. fiquei dias sem falar com vc , sem saber de vc mas o que acontece qdo tento??? Bem , meto os pés pelas mãos. acho que vc não é merecedor e sei tbm que não quer nda que te ofereço. Faço tentativas infinitas para mudar este quadro e não consigo , seria tão simples se aceita-se o que tenho a oferecer, sabe que tenho uma admiração profunda por vc mas esta admiração esta indo embora. Vc não sabe mais falar comigo, será que sempre agiu assim com as mulheres de sua vida? Acho que as poucas mulheres que passaram por sua vida te fizeram muito mau , mas acho que o mal maior foi vc é quem fez á elas . Acredito que vc não quer nda muito concreto em sua vida . Qdo estamos conseguindo descobrir que vc é realmente , vc muda se torna uma pessoa rude onde o que aflora em vc é a uma pessoa muito má. Onde ninguém pode chegar . O que será isso ?
Posso fazer milhões de perguntas e todas ficaram sem respostas
Quero voltar a ser a pessoa equilibrada que sempre fui, mas por mais que tento não consigo
Sabe ........falar com vc tem me feito muito mal , mas deixar de falar tem me feito um mal muito maior . Sabe que quero??? aquela pessoa que conheci de volta , a pessoa com um caráter gigante , a pessoa com aquele um humor cítrico , que era peculiar , mas também com uma coisa que me deixava desconcertada , mas ao mesmo tempo intrigada. Este sim e a pessoa com quem quero q esteja presente em minha vida.

quarta-feira, abril 12, 2006

Ódio......

"Durante muito tempo eu construí uma história em cima de um
castelo destruído
E pra fugir dessa realidade dura eu já encontrei mais de mil
motivos
Agora essas palavras de pessoas santas parecem música nos meus
ouvidos
Já que ficou quase insuportável ouvir a voz dos meus olhos
aflitos
De tanto chorar depois que a festa acabar
Se eu não me matar, talvez eu peça ajuda para voltar
De um lugar da onde despenquei feito um anjo que morreu de raiva
Na queda eu me despedacei mas eu já me permito mudar
Olhei para ao meu redor para reconstruir meu castelo caído
Pra viver de bons momentos sem ter que ter os olhos escondidos
Ja fiz até um testamento que não tem nada, nada, nada escrito
Já que a minha maior herança é a que eu vou levar comigo
Pra evoluir, depois que o terror passar
Se eu não suportar talvez eu peça ajuda pra voltar
De um lugar da onde despenquei feito um anjo que morreu de raiva
Na queda eu me despedacei mas eu já me permito mudar
Esse meu ódio é...Meu ódio é...
O veneno que eu tomo querendo que o outro morra"

terça-feira, abril 11, 2006

Saudade

A saudade invade minha alma... me pegou de cheio , saudade de um tempo que para mim não volta , um tempo que se foi e escapou sem me dar chances de explicar, explicar que o querer bem não é nada menos do que um amor que vem da alma.
Mas sei também que o tempo , este será meu amigo e ele irá aliviar a dor que sinto .

Saudade

"A saudade da amizade,
A saudade do amor,
É o sentimento do ausente,
É a dor alegre que vai direitinha ao coração.
Sentir saudade é querer bem perto o que está longe
É pensar em ir e logo querer voltar.
Sentir saudade é mergulhar no infinito,
É procurar a companhia,imaginar sorrisos, colorir sonhos.
Saudade é transfusão de sentimentos, convites de reconforto, carinhos infinitos, infinita ternura. Saudade é alegria que fere, é tristeza que alivia."

Blue Heaven

Estou ouvindo : Somewhere Over The Rainbow/What A Wonderful World

Pela voz maravilhosa de : Israel Kamakawiwo'ole

Este texto é uma homenagem ao meu grande amigo : Hugo Leonardo Dias

sexta-feira, abril 07, 2006

Ciclo Maldito


Bem ontem pela terceira vez fui ao Ciclo Malditos que acontece toda a quinta feira na Biblioteca Mario de Andrade o prédio da Biblioteca tem um ar meio nazista ... (rs) mas o lugar é bem legal...
Estou aprendendo muitas coisas, e é claro que fico bioando em alguns temas mas nossa to adorando..e aprendendo muito ..
Ontem conheci Arthur , ele é uma graça, um ser pensante como poucos e muito inteligente , acho que sou apaixonada por pessoas assim acho que tenho necessidade do saber então quando encontro alguém que sabe mais do que eu , em um assunto que"ainda" não domino fico encantada
Na palestra anterior fiquei sabendo muita coisa de Willian Blake e ontem tinha dois s autores malditos para estudar..um deles era Charles Baudelaire .
Fiquei fascinada por Baudelaire vou dizer quem foi ele pelos olhos de Satre...
Satre diz que ...."O principal argumento é que para Baudelaire , nada nessa terra pode contentar suas aspirações. A insatisfação perpetua toma forma de regras severas, que purgam as imperfeições naturais, e o tornam mais exigente face ao ideal. Sua estética assemelha-se ao grito mais digno do revoltado contra a divindade indiferente, para o qual só a contemplação da beleza perfeita poderia **mitigar o spleen do tempo miúdo do exílio terreno , que exacerba a consciência da escravidão .Conservando muito do titanismo romântico em suas imagens magnificentes de mar e céu, o sentimento difuso de perda o conduz a violenta melancolia e a desejar , mais do nunca , alcançar a graça do êxtase , ainda que culpado e condenado ao cotidiano mesquinho. "

** Mitigar – acalmar, amansar, suavizar .
Spleen- rancor, ressentimento, angustia, depressão, melancolia , mau-humor


Vou deixar aqui no meu blog um de seus poemas onde ele fala da revolta

Abel e Caim

Raça de Abel, só bebe e come,
Deus te sorri tão complacente.
Raça de Caim, sempre some
No lodo miseravelmente.
Raça de Abel, teu sacrifício
Doce é ao nariz do Serafim!
Raça de Caim, teu suplício
Será que jamais terá fim?
Raça de Abel, tuas sementes
E teu gado produzirão;
Raça de Caim, sempre sentes
Uivar-te a fome como um cão.
Raça de Abel, não tremas nunca
À lareira patriarcal;
Raça de Caim, na espelunca,
Treme de frio, atroz chacal!
Raça de Abel, pulula! Ama!
Teu oiro é sempre gerador.
Raça de Caim, alma em flama,
Cuidado com o teu amor.
Raça de Abel multiplicada
Como a legião dos percevejos!
Raça de Caim, pela estrada
Arrasta a família aos arquejos.
II
Raça de Abel apodrecida
Há de adubar o solo ardente!
Raça de Caim, tua lida
Nunca te será suficiente;
Raça de Abel, eis teu labéu:
Do ferro o chuço é vencedor!
Raça de Caim, sobe ao céu
E arremessa à terra o Senhor!

Aqui deixo também um link para quem, ficou interessando em saber mais sobre os poemas de Charles Baudelaire

http://www.astro.iag.usp.br/~abilio/cumbuca/cbindex.html

E isso ai .....

Beijos

quinta-feira, abril 06, 2006

PARA ALGUEM DE CERTA IDADE......

Esta ao lado sou eu , esta senhora de certa idade ....

Disse Mac Artur - 1945 ,

Ser Jovem

"A juventude não é um período da vida; ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto.
Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos; envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal.
Os anos enrugam o rosto; renunciar ao ideal enruga a alma.
As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.
Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: E depois?
Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
És jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e a tua esperança.
Tão velho quanto o teu desânimo. Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom, grande.
Receptivo às mensagens da natureza, do homem, do infinito.
E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus, então, se compadeça de tua alma de velho. "