quarta-feira, junho 14, 2006

QUATRO ANOS ........

Quatro anos se passaram e cá estamos nós frente a mais uma copa. No país do sol nascente nossa seleção fez bonito e nos trouxe o “caneco” do pentacampeonato. Muitas coisas mudaram desde então, de um time desacreditado passamos a uma geração de astros da bola, craques e malabaristas que encantam o mundo todo com suas habilidades, vivendo como estrelas de cinema, rodeados por fotógrafos, baladas e top models. Toda essa badalação sobre os nossos craques fez com que a seleção chegasse à Alemanha como grande favorita, algo que não acontecia desde 1982, quando o time mágico de Sócrates, Falcão, Zico e companhia caiu diante da Itália (porém é melhor nem lembrarmos).
Nesses quatro anos o mundo do futebol mudou, o que não mudou foi o nosso país, pois vivemos quatro anos de um sonho que se tornou o pesadelo onde a estrela que brilhava como ultimo sinal de esperança sucumbiu frente denúncias de corrupção, lavagem de dinheiro e o pior de todos os males, a impunidade.
Não podemos esquecer que se passaram quatro anos e as ruas de nossas casas continuaram a se encher a cada temporada de chuva, ou que as pessoas continuaram a esperar anos em filas de hospitais para serem operadas.
Nos últimos quatro anos os chamados países emergentes tiveram com a abertura do mercado chinês uma grande oportunidade de se desenvolver, e vimos de braços cruzados o nosso governo comemorar um crescimento econômico de 3% a 4% enquanto países como Chile, África do Sul e Índia, tendo o ultimo conseguido um crescimento muito próximo ao alcançado pela China, deixando o eterno país do futuro para trás.
Recentemente, enquanto comemorávamos nossa auto-suficiência na produção de petróleo fomos “enganados” por nossos vizinhos e nos vimos vulneráveis como produtores de gás, isso não levando em conta as deficiências diplomáticas na tentativa de resolução dessa questão. Porém só não pudemos causar mais alarde pois fomos atacados de maneira violenta pelo crime organizado, fazendo com que uma das maiores cidades do planeta parasse e vivesse quatro dias de terror, evidenciando toda a desorganização e falta de preparo daqueles que deveriam nos proteger.
Diante de todos esses fatos vamos abrir nossos olhos não apenas para torcer pela nossa seleção (que leva consigo um favoritismo ilusório, já que nossos hermanos deixam no banco de reservas o melhor jogador do ultimo campeonato brasileiro) e sim para enxergar os problemas que ainda nos atormentam.

Este texto é de um querido amigo - Victor Callari

Bem é isso ai

Ouvindo : The Clash - Lost in the Supermarket

Um comentário:

Robson Assis disse...

Só somos nacionalistas quando tem Copa do Mundo. No resto dos dias, não é raro ouvir "esse país é uma merda".

Durante a Copa, essa frase é trocada por "O país é uma merda, mas pelo menos o Brasil ganha."

Êêee Brasilzão, eahEhAEHAHEhe..

beijos